Friday 21 August 2009

Sons

Você já tentou ouvir música com seu corpo (além dos ouvidos)? E eu não quero dizer ouvir o ritmo e acompanhar numa dança, mas realmente prestar atenção em qual parte do corpo cada instrumento vibra?
Lembro de uma vez ter pontuado pra uma aluna (e espero que ela ainda lembre) que geralmente som de bateria comum costuma reverberar no peito, enquanto um derback (instrumento de percussão muito usado em dança do ventre) reverbera no ventre. (Bom, eu já diria direto que é no útero, mas imagino que homens sentiriam alguma coisa diferente também, só nunca perguntei pra nenhum). Ah, aviso importante, nessa época eu ainda não tomava medicamentos pra controlar minha saúde mental, rsrs.

Mas outro dia estava ouvindo música, e percebi que se você parar pra prestar atenção isso é verdade pra qualquer instrumento. Alguns são mais difíceis de perceber, mas dá pra sentir que cada um escolhe um caminho pra seguir no corpo. E é uma sensação completamente diferente de se seguir um ritmo quando se está dançando, apesar de que às vezes a sensação quando o som chega ao seu destino é a de que ele praticamente pede um movimento, que deixando-se fluir tornaria-se dança. (E para os cientistas de plantão, agora eu estou medicada, com minha saúde mental quase controlada, então aí está, temos um "grupo" de controle em mim mesma, hehe)

Anyway, sugiro aos interessados em música e dança que façam essa prática. Vocês também estão livres pra deixar comentários dizendo que eu estou mais louca do que vocês pensavam. Mas pra quem é tão louco quanto eu (o que é quase a maioria das pessoas que foram convidadas a ler esse blog :p), façam o experimento e dividam suas sensações.

PS: Ahhh, e a tal aluna achando que estava livre dos meus projetos malucos. Tadinha...

PS 2: Esse post poderia ter sido muito mais comprido, por que eu tenho muito mais a falar sobre esse assunto. Mas eu estou com preguiça, e também não sei quão interessante vocês vão achar. Assim sendo, dependo da resposta, posso desenvolver uma série aprofundando mais alguns detalhes.

1 comment:

Flor said...

Se vc contou isso pra outras alunas eu não sei, mas pra mim falou. Eu lembro!!!
E concordo muito, inclusive vc ia adorar essa professora que eu estava fazendo aula. Porque ela trabalho justo isso ouvir cada instrumento arabe e ver com qual parte do corpo aquele son dialoga. Levanod isso ao extremo nunca mais se faz necessario decorar coreografias, cada musica terá a sua a partir do dialogo que fez com seu corpo... ébem interessante. E adorei o tema... e gostaria muito de voltar a dançar com você!! saudades
Luana