Sunday 11 October 2009

Processos

Difícil falar do que tem acontecido. Faz parte do tratamento passar por terapia, e faz parte da terapia nem sempre saber direito o que está acontecendo. E é uma droga estar no meio disso tudo. Sentir que algo te chama, mobiliza sua energia, e você não sabe direito o que é. Dar-se conta que não sou dona da minha própria mente, que muitas coisas se passam dentro de mim e não consigo identificá-las. Isso é aterrador e ao mesmo tempo fascinante (não seria psicóloga se não me impressionasse com o que a mente é capaz de fazer).

Estou nesse processo há umas duas semanas. Não está nada fácil. Mas também não está me derrubando. Não me impediu de tentar vencer barreiras (e conseguir): Andar de metrô (mesmo que acompanhada), sair, ver gente. Tudo isso são grandes vitórias nesse momento. Mas às vezes o processo é tão envolvente que fica até difícil ver que as vitórias ocorrem. Tenho que me esforçar para mantê-las em mente, e procurar novas.

É horrível passar pelos momentos de estar derrubada. Já passei por tanta coisa que queria poder eliminá-los para sempre. E cada um dói porque sinto como um retrocesso. Preciso que os outros me lembrem que isso não é verdade, que já conquistei muito, e não vou voltar ao ponto inicial. Esse é meu maior medo. Que em uma queda perca tudo que conquistei e cada vez que fico pra baixo é isso que vejo. Gostaria de saber quando e se algum dia vou perder esse medo...

2 comments:

Halley said...

nós percebemos muito bem os progressos que vc tem feito;uma pessoa com toda essa coragem de levantar sempre nunca vai regredir para reviver o que já superou; é a questão da espiral lembra? Vc está em círculos ascendentes que às vezes se aproximam mais do "dark side" e outras vezes estão mais distantes, mas sempre em movimento ascendente.
Em alguns aspectos vc tem se mostrado uma pessoa totalmente diferente de tudo q já foi, completamente nova e mt melhor...
Sempre estaremos te apoiando!

Voyager said...

Bem-vinda ao mundo dos humanos! Bem-vindo o medo sadio, bem-vindaa as dúvidas, as incertezas, o não saber para onde ir. Tudo isso tão necessário quanto o ar, porque nos faz questionar caminhos, opções, escolhas. Mas acima de tudo, tão necessário porque nos faz reconhecer que não sabemos quem somos. Ninguém sabe. Mas alguns ousam se perguntar e enfrentar a viagem de descoberta. Cheia de dúvidas, incertezas, medos. Aterradora e fascinante. Você ousa se perguntar. Quedas não são retrocessos, mas fazem parte do caminho. Você já aprendeu a ir em frente, você já sabe que consegue ir em frente. E também sabe que sem os medos, as dúvidas, a viagem não seria real, não levaria a lugar algum além do mundo dos sonhos e das fantasias. Você pode usar a energia dos seus medos para o seu processo de crescimento. Você já sabe. Boa viagem, com desconforto, mas rumo à luz! Halley está certa. Siga a espiral!